PVH,

Seminário massifica políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes

Publicado 08/05/2024
A A
Foto: Cristian Alves

Com o objetivo de massificar informações e tornar mais efetivas as políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) promove nos municípios do estado de Rondônia o Seminário “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, em alusão a data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O seminário é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e organismos não-governamentais que atuam com a temática. A equipe multiprofissional responsável pelo evento se reuniu na terça-feira (7), no Centro de Apoio Psicossocial II (Caps II), em Cacoal, para alinhamento das ações.

Durante a reunião, os técnicos discutiram projetos, políticas públicas e formas de abordagens das diversas faixas de idade, em um formato que permita mensurar o resultado do trabalho. Defenderam que todos os projetos sejam monitorados e seus resultados apresentados em indicadores, que mostrem a eficácia dos eventos e projetos.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), da Agevisa, Maria Inês Fernandes evidenciou sobre as ações, “precisamos que os projetos mostrem que efetivamente contribuíram para a redução do uso de drogas, do abuso e exploração sexual, das autoagressões, enfim, precisam ecoar de forma que os números sejam reduzidos”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 7 (terça-feira) – Reunião com equipe multiprofissional responsável pelo seminário;
  • Dia 8 (quarta-feira) – Pit stop na feira livre;
  • Dia 9 (quinta-feira)- Palestras de profissionais da área da saúde, do direito, da Justiça, do Ministério Público e representantes do Conselho Tutelar na Câmara Municipal de Cacoal durante todo o dia;
  • Dia 10 (sexta-feira) – Encerramento, passeata com faixas e distribuição de folders para sensibilização e mobilização da sociedade para o problema.

PARTICIPAÇÃO

Estiveram presentes na reunião da terça-feira, o coordenador Estadual de Vigilância das Violências, Luis Silva Pinto; a responsável pelo PSE, Maria Inês Fernandes; a coordenadora Estadual da Vigilância das Doenças Crônicas não Transmissíveis, Gerleide Monteiro; enfermeira do Caps II, Neuza Amaral; a coordenadora da Criança e do Adolescente da Sesau, Talita Sá; as enfermeiras da Sesau em Ji-Paraná, Rosilene Xavier e Nathália Braz; presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Firmino Muniz Bezerra; responsáveis pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), os policiais militares Cleiton Gomes, Suzana Coelho e Jhony Gomes.