PVH,

LEITE: Adota nova nomenclatura para o preço do leite cru em 2023

Por Redação
Publicado 22/12/2022
A A

Atendendo a uma antiga reivindicação do setor leiteiro por maior clareza quanto ao período de referência de sua pesquisa, o Cepea realizará um ajuste na nomenclatura do preço do leite cru a partir de janeiro de 2023. No lugar de nomear a informação de acordo com o mês em que houve pagamento (como vem sendo feito desde 2004), o Cepea passará a adotar o mês de captação do leite cru como referência para nomear os dados divulgados. 

Essa mudança se refere apenas à nomenclatura do dado, não ao processo de coleta de informações e cálculo das médias. A atual informação da “média Brasil” nomeada como "novembro/22", que é de R$ 2,6967/litro, se refere ao preço recebido pelos produtores em novembro/22 pelo leite que foi captado em outubro/22. Com o ajuste a ser realizado em 2023, a referência para nomear o dado passa a ser o mês da captação (independentemente do mês em que o produtor recebe o pagamento), de modo que essa mesma informação (de R$ 2,6967/litro) será identificada como "outubro/22". 

Adotar o mês de captação como referência para o preço do leite do Cepea irá contribuir para o processo de tomada de decisão dos agentes do setor, além de sincronizar as nomenclaturas de preços e custos. O ajuste também ajudará pecuaristas e laticínios a avaliarem a rentabilidade da atividade e facilitará a compreensão do panorama do mercado, diminuindo a assimetria de informação. 

Fonte: Cepea