PVH,

Câmara de Vereadores de Candeias do Jamari cassa mandato do Prefeito Valteir Queiroz
Valteir Queiroz, prefeito de Candeias do Jamari, tem seu mandato cassado pela Câmara dos Vereadores após investigações de crimes políticos administrativos

Publicado 27/07/2023
A A

Em uma decisão histórica ocorrida na última quarta-feira, a Câmara dos Vereadores de Candeias do Jamari decidiu pela cassação do mandato do prefeito da cidade, pertencente ao partido Patriota. Após intensas investigações e uma sessão de julgamento que durou cerca de três horas, dez dos onze vereadores votaram pela cassação do prefeito.

A investigação, que teve início em abril deste ano, foi conduzida por uma Comissão Processante, devido a suspeitas de crimes políticos administrativos. Segundo a acusação, o então prefeito havia realizado a abertura de um crédito de aproximadamente R$ 2 milhões sem a devida autorização da Câmara.

O veredito, altamente aguardado pela população local, foi acompanhado por inúmeros moradores que lotaram o plenário da câmara. A decisão da Câmara dos Vereadores resulta na ascensão do vice-prefeito, membro do PSB, ao comando definitivo do Executivo. O vice-prefeito já estava exercendo o cargo desde o afastamento do titular durante a operação "Articulata" da Polícia Civil.

A operação "Articulata" focou nas investigações de alegações de má administração de dinheiro público, fraudes em licitações e não execução de contratos públicos. Segundo as investigações, foi possível comprovar a ocultação de valores recebidos indevidamente para a aquisição de gado, configurando o crime de lavagem de dinheiro.