PVH,

Rondônia ocupa o 14º lugar no ranking da CBF no futebol feminino
Das federações da região Norte, Rondônia está atrás apenas do Amazonas e do Pará.

Por Redação
Publicado 27/12/2023
A A
Foto: FFER

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o ranking de federações do futebol feminino. A tabela de classificação aponta a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) na 14ª colocação, com 5.568 pontos. Além disso, Rondônia tem o terceiro melhor desempenho da região norte do país no ranking, atrás apenas do Amazonas e do Pará.

O Ranking Nacional de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é uma classificação que tem como objetivo principal ordenar as federações de futebol do Brasil de acordo com o desempenho dos clubes filiados nas competições nacionais ao longo dos últimos anos.

Esse ranking serve para diversas finalidades: entre elas a definição de critérios para competições, pois o ranking é utilizado como base para determinar critérios de classificação e participação em competições nacionais, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, portanto, os clubes mais bem colocados no ranking tendem a ter vantagens em termos de classificação para esses torneios.

O ranking também ajuda a avaliar da performance dos clubes filiados por estas federações uma vez que reflete o desempenho desportivo ao longo do tempo, levando em conta os resultados em competições oficiais e isso proporciona uma visão geral sobre a consistência e a força dos clubes no cenário nacional.

Outra função do ranking da CBF é que ao estabelecer um bom posicionamento no ranking confere prestígio aos clubes, podendo influenciar em aspectos como a visibilidade na mídia, a atratividade para patrocínios e até mesmo a valorização dos atletas. Além disso, serve como critérios de acesso e rebaixamentos porque em alguns casos, o ranking pode ser utilizado como critério para acesso ou rebaixamento em divisões inferiores do futebol brasileiro, embora não seja o único critério.

O ranking é atualizado periodicamente pela CBF, considerando o desempenho dos clubes nas últimas temporadas, levando em conta os pontos conquistados nas competições oficiais. Assim, ele serve como uma referência importante para o panorama do futebol nacional e para a definição de diversos aspectos relacionados às competições e à posição dos clubes no cenário esportivo brasileiro.

Confira aqui os detalhes do ranking de federações da CBF no futebol feminino

Fonte: FFER