PVH,

“Operação Sorriso” realiza cirurgias de fissuras labiopalatinas de 4 a 8 de abril em Porto Velho

Por Redação
Publicado 03/04/2024
A A

A “Operação Sorriso”, organização médica voluntária que promove cirurgias gratuitas para pessoas nascidas com fissuras labiopalatinas, em parceria com o Governo de Rondônia, realiza no período de 4 a 8 de abril o 9º programa cirúrgico em Porto Velho. O objetivo é fortalecer a educação em saúde e capacitar os profissionais do Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e  do Hospital Infantil Cosme e Damião para atuarem diretamente com os pacientes com fissuras labiopalatinas no Estado.

A ação vai promover uma imersão de conhecimento durante seis dias de treinamento, com especialistas do mundo todo, fornecendo aulas teóricas e práticas para os profissionais das unidades do Estado. Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha a a parceria com a “Operação Sorriso” vem trazer esperança para crianças e pais que aguardam por uma cirurgia, promovendo um atendimento de qualidade por meio de profissionais qualificados”, ressaltou.

Os pacientes que aguardavam na regulação já foram selecionados, e realizaram a primeira triagem pelo Nufis. A segunda avaliação será realizada pela equipe voluntária da Operação Sorriso nesta quinta-feira (4), na sede de uma instituição de Ensino Superior, localizada na Rua João Goulart nº 666, no Bairro Mato Grosso, em Porto Velho, a partir das 8h.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a cirurgia corretiva de fissuras labiopalatinas visa melhorar a qualidade de vida da criança. “Permite que ela se desenvolva e prospere de maneira mais saudável e feliz”, salientou.

PROGRAMAÇÃO

Inicialmente será realizada a avaliação do paciente, para garantir que esteja em condições clínicas ideais para ser operado. As especialidades envolvidas na triagem são: Anestesia, Cirurgia Plástica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Genética, Histórias Clínicas (montagem do prontuário médico), Odontologia, Pediatria, PIT (Imagem Técnica do Paciente) e Psicologia.

Após a triagem, a equipe médica definirá as prioridades e a programação das cirurgias de correção, que serão realizadas pelos voluntários da Operação Sorriso no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro entre os dias 6 e 7 de abril. A consulta pós-operatória, que serve para avaliar as condições e a evolução de cada paciente, será definida pela equipe do Nufis que irá acompanhar todo o processo de reabilitação do paciente.

OPERAÇÃO SORRISO

A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio fendido e fenda palatina. Tendo chegado ao Brasil em 1997, desde então, já realizou 6.028 cirurgias gratuitas no país para crianças, adultos e idosos nascidos com fissuras labiopalatinas. Atualmente, a Organização não Governamental (ONG) trabalha com foco nas regiões Norte e Nordeste, onde o acesso ao tratamento é mais limitado. Para saber mais sobre a organização, acesse o link operacaosorriso.org.br.