PVH,

Missão Salvar Vidas: Transporte aéreo de bebê cardiopata reforça papel vital do GOA em Rondônia
O Corpo de Bombeiros de Rondônia, através do GOA, realiza transporte aeromédico vital, evidenciando a importância dos serviços de resgate.

Por Redação
Publicado 02/06/2023
A A
Fotos: Daniel Garcia

No dia 18 de maio de 2023, o Grupo de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia realizou um transporte aeromédico crucial: um recém-nascido com cardiopatia congênita. O bebê, que estava internado no Hospital Infantil Cosme Damião, foi transferido para o Hospital do Coração - HCOR, em São Paulo, para cirurgia cardíaca pediátrica. O transporte aeromédico foi feito pela aeronave de resgate 03, tripulada pelos pilotos tenente-coronel BM Douglas Samuel de Araújo e capitão BM Márcio Bueno.

O GOA, em cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde - Sesau, tem desempenhado um papel vital no transporte aeromédico em Rondônia. Desde 2019, o grupo transportou materiais essenciais para combate à Covid-19, além de pacientes em estado grave. Nos primeiros cinco meses de 2023, foram 39 atendimentos aeromédicos.

Ressaltando a eficiência do transporte aeromédico, a piloto tenente BM Rosineide Macedo declarou: "Com o avião de resgate, o transporte foi rápido e seguro". O governador Marcos Rocha destacou a economia e a agilidade do transporte aeromédico. O governo tem investido para fortalecer ainda mais o Corpo de Bombeiros do estado.


 

Fonte: Veja RO